sábado, 31 de outubro de 2009

podcast #02: 00’s singer-songwriters ♀

Podcast ssoleil 2 by thiagoortman



Islaja


Recorrendo a uma conversa noturna que tive ao longo dessa semana com uma amiga, que eu decidi a temática desse podcast de título (tosco) com números e símbolos. A explicação do título é bem simples: Aproveitando o fim da década - segundo a internet - reuni dez das principais singer-songwriters (cantora/compositora) que começaram a produzir nessa década (sempre falta algo!). A artista que deu iniciou a idéia é a Julie Doiron, que ironicamente é a única artista que já lançou algum álbum antes dessa dos anos 00's, por isso, decidi mantê-la.

Diante de uma escolha tão extensa, acabei por unir diversos gêneros no podcast, gerando uma seleção não-linear de gêneros. Por isso, caso a primeira faixa assuste - afinal Joanna Newsom não é pra qualquer um, diria que nem pra mim - não desista. A coisa tende a ficar mais acessível a partir da segunda faixa.

Após afastar a 'população' produzindo uma playlist tão peculiar como a #01, a tendência por agora é lançar uma campanha para aumentar o ibope do blog.


ps: vou tentar fazer algo mais do que simplesmente hospedar álbuns aqui nos próximos posts. Estou me sentindo muito simplista. Mas os trabalhos de faculdade andam exterminando com meu tempo.


01. Joanna Newsom "Peach, Plum, Pear" (The Milk-Eyed Mender; Drag City, 2004) 3'34"
02. Julie Doiron "Snowfalls In November" (Goodnight Nobody; Jagjaguwar, 2004) 5'20"
03. Feist "One Evening" (Let It Die; Polydor / Cherrytree, 2004) 3'36"
04. Tara Jane O'Neil "Howl" (A Ways Away; K, 2009) 5'03"
05. Grouper "Heavy Water / I'd Rather Be Sleeping" (Dragging a Dead Deer Up a Hill; Type, 2008) 2'53"
06. Marissa Nadler "Bird on Your Grave" ( Songs III: Bird on the Water; Peacefrog / Kemado, 2007) 5'00"
07. Regina Spektor "Sailor Song" (Soviet Kitsch; Sire, 2004) 3'15"
08. Neko Case "Star Witness" (Fox Confessor Brings the Flood; Anti-, 2006) 5'16"
09. St. Vincent "Landmines" (Marry Me; Beggars Banquet, 2007) 5'07"
10. Islaja "Rukous" (Palaa aurinkoon; Fonal, 2005) 3'50"

7 comentários:

Fausto disse...

Vacilo a falta de Cat Power. Lived in Bars, alguma do You Are Free, sei lá.

Felipe disse...

Acho Joanna Newson terrível, mas curti bastante o podcast. Gostei da menção à Feist.

Fausto disse...

Ah, "que começaram a produzir nessa década". Isso muda tudo hehe.

Thiago Ortman disse...

Sim Fausto, leia o texto! É tão curto! Eu observei a presença da Julie Doiron até... hahah!
E por o que a Cat Power produziu nessa década, ela não entraria... a PJ Harvey sim.

Unknown disse...

Que linda temática. Apesar dos homens terem estado durante muito tempo com a exclusividade do meu coração, tenho aprendido a amar as mulheres. Bom, eu como pessoa que não 'digere' Joanna Newsom, sempre recomendo aos não apreciadores dessa mocinha que ouçam o EP 'Joanna Newsom & The Ys Street Band', é bem bom e mais 'acessível', por assim dizer. Julie Doiron é muito adorável, até os discos não tão bons dela dizem algo. Não conhecia a Tara Jane, achei muito válido! Neko Case é pós 2000, estranho isso, sabe uma informação que você não assimila? Sei que 'Fox' é o mais querido dela, mas ainda não ouvi. Gosto muito do de 2009 e tava pensando mesmo que precisava correr atrás, mas ando meio sem vida musical, rs SENTI FALTA DE BAT FOR LASHES. E sobre Cat Power, os dois melhores discos dela são dos 00s, You Are Free é divino ok, e não entendo as pessoas não amarem The Greatest, acho que ele tem tudo pra receber todo amor do mundo: interpretação, banda, produção... risos, enfim, curti muito o podcast. Foi bom que até ouvi Feist. Putz, quanto tempo! E a Islaja aloka/ (:

Unknown disse...

Opa, voltei. Lembrei e senti muito agora a ausência de: My Brightest Diamond e Scout Nibblet.

Rodrigo disse...

Eu amo a Newsom, mas, sim, acho que você vai assustar algumas pessoas começando o podcast com Peach, Plum, Pear, escolha arriscadíssima (pelo menos você avisou no texto, hehehe). Bom trabalho!